O que é eficiência energética?

 Eficiência energética consiste na forma com que desempenhamos um serviço ou atividade utilizando a menor quantidade de energia possível, ou seja, consiste na relação entre a quantidade de energia empregada e aquela disponibilizada para sua realização.

 Podemos observar essa economia em algumas atitudes, como, por exemplo, comprar uma lâmpada de LED, que chega a ter 95% de redução no consumo quando comparada a uma lâmpada incandescente de nível de iluminação equivalente.

lampada led consumo.png
selo-procel-removebg-preview.png

 Para incentivar a eliminação de desperdícios, assim como reduzir os custos e os investimentos setoriais, foi criado em 1985 o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Dentro desta iniciativa do governo federal, foi elaborado o Selo Procel, que orienta o consumidor na compra de produtos, sinalizando aqueles com melhores níveis de eficiência energética. Também estimula o desenvolvimento tecnológico de produtos mais eficientes e, como consequência, a preservação ambiental.

 Entre as obrigações previstas nos contratos de concessão firmados entre as empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) está a aplicação anual de, no mínimo, 0,4% da receita operacional líquida das empresas em ações de combate ao desperdício de energia elétrica. Esses recursos financiam as ações do Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição (nos quais a Tecnia atua), cujas diretrizes são definidas na Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, e nas resoluções da ANEEL específicas para eficiência energética.